Taking too long? Close loading screen.

Doutor, tenho dor e estufamento na boca do estômago! O que pode ser isso?

ESÔFAGO E ESTÔMAGO, DOENÇAS E TRATAMENTOS

A região do abdome referida pelos pacientes como “boca do estômago” é mais conhecida no meio médico como epigástrio. Esta é a parte mais central e superior do abdome e ali podemos encontrar geralmente o estômago, parte do fígado e parte do intestino grosso (cólon transverso).

Os sintomas de dor, eructações, saciedade precoce, estufamento, empachamento ou distensão abdominal podem fazer parte de um quadro clínico chamado Dispepsia. Estes sintomas podem acometer até 40% da população e tornam-se cada vez mais frequentes devido ao nosso padrão atual de viver: pouco tempo para a pessoa (alimentação errada e feita de forma rápida) e tempo cada vez maior para o trabalho!

As Dispepsias podem ser divididas como de causa orgânica (quando há uma alteração no órgão, como uma úlcera gástrica) ou funcional (quando os exames vêm sem alterações significativas, mas o paciente possui as queixas clínicas). Podemos encontrar nestes pacientes também sintomas de ansiedade, depressão ou fatores psicossociais individuais que ajudarão a amplificar (aumentar) a sensação dos sintomas. Desta forma, o paciente deve sempre ser visto como um todo e não como um “estômago com queixas de má digestão”.

Alguns sinais e sintomas devem alertar o paciente e o médico, pois podem indicar um caso que exige maior atenção e investigação detalhada, como: perda de peso, início dos sintomas após os 50 anos, sintomas de início súbito, despertar a noite com dor, anemia, vômitos com sangue ou fezes negras. Em relação a mudança da coloração das fezes (fezes negras), o raciocínio que deve ser feito é sobre a presença de sangramento digestivo, pois o sangue digerido causará escurecimento da cor das fezes e geralmente odor fétido.

Assim, sempre devemos buscar a investigação da causa da Dispepsia e não apenas o
tratamento isolado dos seus sintomas.

DR. JEAN TAFAREL

Hepatologia & Gastroenterologia
CRMPR: 19.809

Compartilhar